top of page

Quinto Elemento na Quarentena

Durante o período da pandemia, o coletivo quinto elemento desenvolveu uma série de atividades nas redes sociais. Lançando semanalmente conteúdos como entrevistas, especiais, curiosidades, festivais online e apostilas digitais. Também foram realizadas diversas lives com artistas, arte educadores e agentes culturais que atuam através das artes urbanas.

Projetos de Destaque

Flyer digital - Oficina Online.png
OFICINA ONLINE
Produção Cultural no Hip Hop​
​

Através das experiências do produtor cultural Felipe Dezena, os alunos (as) aprenderam sobre todas as etapas da produção cultural, desde como se organizar coletivamente, redigir projetos para editais, até a como produzir campanhas de marketing para suas produções.O projeto foi embasado na necessidade de levar formação técnica a esses fazedores culturais que atuam nas periferias da cidade, contribuindo assim para a democratização do acesso à cultura e aos bens culturais.

Capa.png
Cronograma.png
Festival Quinto Elemento de Arte Educação:
2 Anos de Coletivo
​

Após trabalhar com diversas escolas de Salto e região em 2019 e através de vídeos educacionais durante a quarentena, o coletivo quinto elemento apresentou o “festival quinto elemento de arte educação – 2 anos de coletivo”. Através de bate papos e entrevistas, o projeto teve como objetivo debater as relações do movimento hip hop com o audiovisual, com a arte educação, produção cultural e como agente social.  As lives aconteceram do dia 03 ao dia 13 de dezembro de 2019. 

Hip Hop e educação - bate papo com Wanessa Sabbath 

“O principal de se trabalhar com o Hip Hop nas escolas, é o estímulo da identidade cultural do aluno, que possibilita o fortalecimento da criatividade dos envolvidos e motiva para uma aprendizagem de qualidade, voltada para o desenvolvimento integral dos sujeitos”.

Hip Hop como agente social – bate papo com Eduardo Posseti 

“O Hip Hop com seu caráter social, pode projetar outros olhares sobre o mundo e problematizar as condições de vida. Abrindo assim, uma possibilidade de questionar os aparatos de dominação e desenvolver espaços de produção e busca de conhecimento e relações diferenciadas e coletivas.”

Hip Hop e Cinema – bate papo com Henrique “DPK”

“Uma das principais fontes de registro histórico do Hip Hop, se encontra nos filmes. Filmes como Beat Street, Wild Style e outros foram os primeiros registros audiovisuais, e mais ainda, foram a principal fonte de informação durante o nascimento do Hip Hop no Brasil”.

Produção Cultural no Hip Hop – bate papo com Laís Bernardes e Jessi MC

“Um produtor cultural está envolvido em todas as etapas de um projeto artístico e cultural, desde a captação de recursos até a apresentação final e avaliação dos resultados. Ele faz a ponte entre os setores de criação artística e de gestão de um projeto cultural.”

Versão final - CAPA.png
HIP HOP VIVE! 
"Uma história dentro da história"
​

O Hip Hop é uma expressão sócio-artística e política do jovem periférico das zonas urbanas. Ele é composto por quatro elementos artísticos: grafite, break, MC e DJ. Há também um quinto elemento filosófico: Conhecimento, sabedoria e comunhão. O que torna o hip hop, não só um produto artístico, mas uma forma de jovens e pessoas de periferia compreenderem ou despertarem o interesse em compreender o mundo no qual vivem. Através de uma apostila digital, criada a partir de uma pesquisa sobre o Hip Hop que foi iniciada em 2018, pelo arte educador, produtor cultural e pesquisador, Felipe Dezena, o Coletivo busca contribuir para o registro histórico do movimento no Brasil e no mundo.

Educação não formal - capa.png
EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
"O coletivo através do olhar da pedagogia e sua contribuição para o processo escolar"​
​

Pode-se afirmar que a educação escolar desenvolvida nas escolas regular é uma das formas de educação, e não a única.Uma solução para que se dê o desenvolvimento completo do ser, é uma parceria com outras áreas da educação, entre elas, a educação não formal.Nessa apostila, foram abordados alguns conceitos da educação não formal e como o coletivo atua através dela na luta pela democratização do acesso à cultura.

Coletivo Quinto Elemento Apresenta:
A história da cultura Hip Hop
​

Nessa aula realizada pelo MC e arte educador Felipe Dezena, o público poderá entender que aplicar seu conhecimento cotidiano através do hip hop, pode oportunizar discussões para uma melhor compreensão da sua realidade.

Coletivo Quinto Elemento Apresenta:
"O Hip Hop por Ele Mesmo - Quem Faz o Corre"
​

O projeto busca trazer um registro audiovisual da história do movimento através do olhar de pessoas que atuam nos
diferentes elementos que compõe a cultura hip hop.
No projeto, o MC e arte educador Felipe DZ fará uma série de vídeo aulas e entrevistas com
personalidades de cada elemento que compõe o movimento Hip Hop.

bottom of page